Suco de laranja potencializa tratamento de pedras nos rins

Milhões de pessoas no mundo sofrem, anualmente, com cálculo renal, mais conhecido como pedras nos rins. Essa doença é causada quando a urina apresenta quantidades maiores que o normal de determinadas substâncias, como cálcio, oxalato e ácido úrico. Essas substâncias podem se aglutinar e formar pequenos cristais – que, depois, se transformarão em pedras.

O principal sintoma dessa condição é uma dor que se manifesta em cólicas, isto é, com um pico de dor intensa seguido de certo alívio. Em geral, essas crises podem ser acompanhadas por náuseas e vômitos.

Além do tratamento hospitalar necessário, o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos fez uma pesquisa em 2006 e descobriu que a ingestão de três copos de suco de laranja por dia – associados a outras mudanças alimentares – aumentaram os níveis de citrato, uma substância presente na fruta que reduz a formação de pedras de oxalato de cálcio (o tipo mais comum) e diminuíram a acidez da urina.

Ou seja, a bebida pode ser uma importantíssima aliada para reverter essa doença que costuma judiar tanto das pessoas. É importante lembrar, no entanto, que trata-se de um complemento ao tratamento e apenas um médico especializado saberá indicar se o suco é realmente indicado a você, visto que cada indivíduo possui seu próprio histórico médico e particularidades físico-químicas.

Leia Mais
plantação de laranja
Saiba quais problemas podem ocorrer na plantação de laranja