Tenho de tomar o suco de laranja logo após espremê-lo?

Para aproveitar a Vitamina C do suco de laranja, devo tomá-lo imediatamente após espremê-lo? Essa é uma dúvida de muitas pessoas. O fato é que isso não deixa de ser verdade, além do que quanto mais fresca estiver a bebida, mais saborosa ela ficará.

Mas quem pensa que ao guardar o suco para ingeri-lo depois se está perdendo todos os seus nutrientes, engana-se. Um estudo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desmistificou essa crença.

Na experiência, os técnicos da entidade fizeram um suco com 100 gramas de laranja como amostra. Logo após preparado, a bebida contava com 33 miligramas de vitamina C. Em temperatura ambiente, duas horas depois, fizeram uma nova medição: a quantidade caiu para 28 miligramas. Quatro horas depois, para 25 miligramas – uma perda de 24% da vitamina C original. Ou seja, quatro horas depois de espremido o suco, ainda restavam 76% da vitamina!

Os resultados servem de alento a quem acreditava não estar consumindo todo o potencial da fruta. Mas, se você quer prolongar a vitamina de qualquer suco, a geladeira é a opção. Não basta, no entanto, reduzir a temperatura: é importante que a jarra não seja de vidro – para evitar a entrada de luz – e que fique tampada, com um papel filme para dificultar o contato com o ar.

Essa é a garantia de um suco saudável por mais tempo. Ah, e não se esqueçam: sempre corte a laranja com facas de aço inoxidável, já que outros metais oxidam a vitamina C.

Leia Mais
Suco de laranja controla células cancerígenas