Benefícios da laranja na gravidez

A gravidez é um período de diversas incertezas. Há um sentimento de dupla responsabilidade que se reflete em tudo o que a mulher faz: do vestuário à alimentação mais adequada. Nesse sentido, algumas frutas podem ser grandes aliadas durante e após a gestação. Segundo a nutricionista Angélica da Costa Matte, do Incor (SP), a laranja é uma delas e deve ser associada a algum alimento que seja fonte de ferro, o que auxilia na absorção desse mineral tão fundamental para qualquer gestante.

“Além de vitamina C, a laranja é também fonte de minerais como cálcio, ferro, fósforo, vitamina A e potássio, auxiliando, assim, na defesa do organismo contra infecções”, disse a especialista, em entrevista à Revista Viva Saúde.

No quesito combate ao diabetes, a laranja também é uma grande aliada. De acordo com uma pesquisa da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a polpa da fruta não só combate a doença, como também as complicações orgânicas decorrentes da hipercolesterolemia, ou seja, das taxas elevadas de colesterol no sangue, que é um fator de risco para doenças cardiovasculares.

E por ser rica em fibras, a laranja funciona como um regulador intestinal natural se consumida regularmente. “Coma com bagaço e tudo, incluindo a parte branca”, aconselha Angélica. “Principalmente a partir do segundo trimestre de gestação, é hora de reforçar a ingestão de vitamina C porque ela age na formação do colágeno da pele, vasos sanguíneos, ossos e cartilagem, além de fortalecer o sistema imunológico da mamãe”, completa.