Mousse de chocolate com laranja

A Páscoa chegou! Essa data tão esperada e amada pelos brasileiros, sejam adultos ou crianças! É tempo de se esbaldar em um dos doces mais amados do mundo: o chocolate! E, logicamente, vocês sabem que uma das coisas que mais casam com chocolate é justamente a laranja. Existem até barras gourmet de custo substancialmente elevado. Mas para você aproveitar este belo domingo festivo, separamos uma receita deliciosa e baratinha! Senhoras e senhores, com vocês, o mousse de laranja!

Ingredientes

– 225 g chocolate meio amargo;
– 25 g manteiga;
– 3 gemas;
– 3 claras;
– 1 pitada de sal;
– 75 ml creme de leite (gelado);
– 3 laranjas;
– 30ml de licor de laranja, ou vodka.

Modo de preparo

– Corte as laranjas ao meio e esprema-as, tomando cuidado para preservar a casca (pois a dica é servir o mousse dentro da casca da fruta). Com uma colher, limpe o bagaço da laranja do interior da casca. Reserve. Coe suco e leve a uma frigideira para ferver e reduzir. Quando engrossar bem, com uma consistência de geleia, adicione o licou ou a vodka.

– Derreta em banho-maria o chocolate junto com a manteiga. Deixe esfriar e adicione as gemas e o suco de laranja reduzido, bem como um pouco de raspa de laranja.

– Bata as claras em neve com a pitada de sal. Primeiro misture delicadamente 1/3 das claras no chocolate. Depois de totalmente incorporado, misture o restante das claras.

– Bata o creme até ficar firme, mas ainda não em ponto de chantilly (ponto um pouquinho antes do que o do creme azedo).

– Incorporar primeiro 1/3 do creme batido, muito delicadamente. Adicionar o resto do creme e terminar de incorporar. Deixe a mousse esfriar bem para que fique mais consistente. Passe-a para um saco de confeiteiro com um bico estrelado e sirva-a dentro das cascas de laranja ou em uma travessa, decorada com as raspas da fruta, como na foto acima. Pronto!