Suco de laranja para as crianças. Pode?

Os pequenos, assim como os adultos, precisam de uma alimentação balanceada. Por estarem em plena formação física e intelectual, a necessidade de consumo de nutrientes é ainda maior. Para se ter uma ideia, um copo caseiro de suco de laranja carrega 111% da necessidade diária de vitamina C de uma criança em idade pré-escolar.

De acordo com a Academia Americana de Pediatria, o suco de fruta totalmente natural pode ser parte de uma dieta saudável. Entretanto, não se recomenda que seja dado a crianças com menos de seis meses de idade.

Alguns médicos, porém, recomendam que os pais ofereçam a fruta in natura aos seus filhos. Por que? Ela proporciona uma experiência mais interessante da criança com o alimento, com diferentes sensações: cor, cheiro, paladar, textura, além de conservarem integralmente as fibras e vitaminas.

O suco de laranja costuma agradar diferentes paladares, até mesmo de bebês. Nesses casos, assim como para os maiores, pediatras recomendam que a bebida seja diluída em água e sem a adição de açúcar.

Existem, ainda, os chamados sucos funcionais, ideais para o fortalecimento das pessoas e que podem ser administrados às crianças, com grandes benefícios, como o da receita abaixo, que previne a anemia:

Ingredientes: 

– Meio copo (150 ml) de suco de laranja natual
– 1 colher (sopa) de folhas de hortelã
– 1 colher (sopa) de suco de limão
– Couve-manteiga crua

Como preparar

Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva ainda fresco.