Benefícios da laranja para os idosos

Já mostramos aqui no blog os benefícios da laranja às gestantes e às crianças. Agora chegou a vez dos idosos. Sim, essa fruta tão querida pelos brasileiros pode fazer um bem enorme à terceira idade. Isso porque frutas cítricas são ricas em vitamina C, que auxilia os processos de defesa do organismo, na reparação e cicatrização de tecidos, proteção dos dentes e gengiva, além de combater os radicais livres que danificam as células saudáveis, ocasionando doenças.

Um dos aspectos mais importantes da laranja para as pessoas mais velhas, porém, é a enorme quantidade de antioxidantes contidos na fruta. São mais de 170 diferentes tipos de fotoquímicos, incluindo mais de 60 flavonoides que apresentam propriedades anti-inflamatórias e inibidoras da formação de tumores e de coágulos no sangue.

Para se ter ideia, esses antioxidantes são capazes de neutralizar substâncias naturalmente produzidas em nosso organismo decorrente de reações metabólicas e que contribuem para o envelhecimento e danos celulares, além de serem responsáveis pela diminuição dos riscos de câncer.

Os proveitos são tantos que nutricionistas da Brigham Young University, no Reino Unido, estão analisando todos os compostos da laranja para encontrar apenas a mistura responsável por seus benefícios à saúde de pessoas dessa faixa etária. A principal pergunta que eles procuram responder é: por que uma laranja inteira é melhor do que seus componentes quando tomados separadamente? O resultado final do estudo, que esperamos contar para vocês assim que possível, pode ser a resposta definitiva sobre as principais vantagens de se comer laranjas e beber o suco delas.

O pesquisador Tory Parker apenas adianta que “há algo sobre uma laranja que é melhor do que tomar uma cápsula de vitamina C, e é isso que estamos tentando descobrir”, disse. “Nós acreditamos que é a mistura especial de antioxidantes em uma laranja que a torna tão boa para você.”