Mini casadinho com creme de laranja

Sabe aquela época de férias escolares quando você passava uma temporada na sua avó e voltava pra casa 5kg mais gordo? Era bom demais! E a comilança se dava, em grande parte, pelos docinhos que ela fazia, não é mesmo? Esse mini casadinho com creme de laranja tem tudo a ver com esse período. Você vai deliciá-los junto a uma grande pitada de saudade daquele tempo bom que, para nossa infelicidade, não volta mais!

Ingredientes

Cobertura

– 1/2 xícara (chá) de açúcar cristal
– 4 colheres (sopa) de raspas de limão

Massa

– 2 ovos
– 1/2 xícara (chá) de açúcar
– 5 colheres (sopa) de fécula de batata
– 1 colher (sopa) de farinha de trigo
– 1 colher (chá) de cremor de tártaro
– 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
– 1 colher (chá) de manteiga

Recheio

– 1 colher (sopa) de maisena
– 1 xícara (chá) de suco de laranja
– 4 colheres (sopa) de açúcar
– 1 colher (sopa) de suco de limão
– 1 colher (sopa) de raspas de limão

Modo de fazer

Para a massa, ligue o forno à temperatura média. Bata as claras na batedeira até obter picos firmes. Sem parar de bater, junte as gemas uma a uma. Adicione, aos poucos e sem parar de bater, o açúcar.

Continue a bater até obter um creme esbranquiçado. Reserve. Peneire numa tigela a fécula de batata com a farinha, o cremor tártaro e o bicarbonato e junte aos poucos ao creme, misturando suavemente sem bater.

Forre 3 fôrmas de 23 X 33 cm com papel-manteiga, unte com a manteiga e enfarinhe. Transfira a massa para um saco de confeiteiro com bico liso grande ou use uma colher para fazer 50 círculos de 3 cm de diâmetro e 0,5 cm de altura sobre o papel-manteiga. Deixe o espaço entre eles. Leve ao forno por 3 minutos ou até a massa ficar firme, mas sem dourar.

Retire do forno e, com uma espátula, retire os casadinhos ainda quentes das fôrmas e deixe esfriar. Para fazer o recheio, misture em uma panela a maisena com 1/2 xícara (chá) de suco de laranja. Junte o açúcar, o suco e as raspas de limão e leve ao fogo. Cozinhe sem parar de mexer, com um batedor manual, por 30 minutos ou até obter um creme encorpado.

Retire do fogo e deixe amornar por 10 minutos. Espalhe o creme no círculo de massa e cubra com outro círculo, pressionando levemente. Repita a operação até terminarem os círculos. Coloque o restante do suco de laranja em uma tigela e passe os casadinhos rapidamente. Empane-os com o açúcar cristal e as raspas de limão.

Leia Mais
Consumo de laranja previne doenças vasculares