9 de janeiro de 2017

Laranja potencializa absorção de ferro no organismo

Por Gustavo Conde

Não é segredo para ninguém que, para nos mantermos saudáveis, a ingestão de vitaminas e minerais em uma alimentação balanceada é indispensável para uma vida saudável. Certas substâncias interagem bem com outras e potencializam efeitos. Esse é o caso da Vitamina C com o ferro.

E vocês sabem bem qual é a fruta símbolo dessa mistura, não sabem? A laranja! Isso mesmo, a fruta e alimentos com ferro, como o feijão, por exemplo (não é à toa que a laranja costuma figurar pratos de feijoada) promovem uma maior biodisponibilidade no organismo, isto é, uma melhor absorção dos nutrientes disponíveis nos ingredientes.

O ferro, por si só, é um mineral essencial para o bem-estar do nosso organismo. Ele é responsável pelo transporte de oxigênio para as células, atuando no nosso sistema imune, e também está diretamente ligado na conversão do açúcar do sangue em energia.

Pode-se encontrar o mineral nas carnes vermelhas, gema de ovo, ostra, tofu, cereais, vegetais verde-escuros, como alface, espinafre e brócolis, frutas secas, oleaginosas como castanhas e nozes e grãos como a ervilha, feijão e o milho.

Já a vitamina C é um potente ativador da absorção do ferro. Seus poderes ajudam a combater o estresse, evita o envelhecimento precoce das células e a propensão de doenças oftamológicas.