12 de janeiro de 2017

Vitamina C auxilia na absorção do colágeno

Por Gustavo Conde

Uma pele bonita é o desejo de todo mundo. Sabia que o colágeno é a proteína responsável por isso? E que a Vitamina C, abundante nas laranjas, está diretamente ligada à síntese dessa substância, que é fundamental para manter o tônus e a firmeza da pele?

Para isso, é necessária uma associação entre a vitamina e a ingestão adequada de proteínas que fornecerão os aminoácidos que constituem o colágeno, associando, ainda, o Licopeno, presente no tomate e em outras frutas vermelhas, vitamina E (alimentos de folha verde escura, gérmen de trigo, castanha e nozes) e Beta caroteno (batata doce, cenoura, abóbora, pimentão, brócolis, couve e espinafre) que são potentes antioxidantes, assim como a laranja, que auxiliam no combate ao envelhecimento celular.

Diversos estudos demonstram, ainda, que a ingestão de colágeno hidrolisado pode auxiliar no tratamento da deficiência de cálcio e aumentar a densidade óssea, contribuindo para a prevenção da osteoporose. As pesquisas também indicam que o colágeno hidrolisado reduz a dor em pacientes que sofrem de osteoartrite e tem potencial para redução de radicais livres e contra a hipertensão.