Nove verdades e uma mentira sobre a laranja

Você já deve ter visto – e até participado – do jogo que circula pelas redes sociais em que as pessoas listam nove verdades e uma mentira sobre si mesmas. O objetivo da brincadeira é ver se os seus amigos e familiares te conhecem bem a ponto de identificar qual dos tópicos é falso.

Resolvemos fazer o mesmo em relação à laranja. Será que você sabe o bastante sobre essa fruta fantástica e consegue adivinhar qual dessas afirmações não condiz com a realidade? A resposta está no final do post!

1. O consumo frequente de suco de laranja é capaz de proteger contra a artrite reumatoide.

2. Laranja pode ajudar a prevenir os cânceres de pulmão, de boca, de mama, do cólon, do estômago, de esôfago e da pele.

3. A laranja e o seu suco são muito indicados durante a gravidez.

4. O suco de laranja pode reduzir o número de inflamações no corpo

5. Se o suco de laranja não for ingerido imediatamente após a fruta ser espremida, perde toda a sua Vitamina C.

6. Laranja fortalece o sistema imunológico e baixa o colesterol.

7. Incluir a laranja em sua dieta pode ajuda-lo a reduzir o estresse e até a depressão

8. O suco de laranja auxilia na redução da fadiga e dores musculares após exercícios físicos aeróbicos e de força.

9. Suco de laranja ajuda no tratamento da Hepatite C.

10. Laranja ajuda a limpar o fígado.

Respostas:

1 – VERDADEIRO: o suco de laranja é uma ótima fonte de diversos antioxidantes e Vitamina C, que ajudam a reduzir o inchaço e a inflamação das articulações. Além disso, seus fitonutrientes zeaxantina e a beta-criptoxantina protegem contra o dano oxidativo que pode resultar na doença. Saiba mais aqui.

2 – VERDADEIRO: a laranja possui D-limoneno, uma substância conhecida por reduzir o metabolismo das células cancerígenas no corpo, além de serem auxiliares do limoneno em estimular o sistema de desintoxicação. Saiba mais aqui.

3 – VERDADEIRO: a laranja auxilia a absorção de ferro, um mineral imprescindível a qualquer gestante. Além disso, a fruta também é fonte de cálcio, fósforo, vitamina A e potássio, auxiliando, assim, na defesa do organismo contra infecções. Saiba mais aqui.

4 – VERDADEIRO: a Universidade Estadual Paulista (Unesp) descobriu que compostos presentes na laranja, tanto na casca quanto na polpa, são eficazes para reduzir a inflamação causada pela obesidade. Saiba mais aqui.

5 – FALSO: quanto mais fresco o suco de laranja estiver, mais saboroso ele será, mas isso não significa que ele perde toda a sua Vitamina C. Uma pesquisa da Embrapa constatou que mesmo após quatro horas de preparado, ainda restam 76% dessa vitamina na bebida. Saiba mais aqui.

6 – VERDADEIRO: por ser rica em Vitamina C, a laranja fortalece o sistema imunológico, sendo especialmente recomendada em tempos frios. Ela também reduz o colesterol alto por ter alta doce de pectina em sua composição, que é uma fibra solúvel que dificulta absorção de colesterol no intestino. Saiba mais aqui.

7 – VERDADEIRO: Estudos indicam que o ácido cítrico e o ácido fólico contidos em abundância na laranja, além de sua riqueza em vitaminas e oligoelementos, possuem funções que estão associadas a menor prevalência de estresse e sintomas depressivos. Saiba mais aqui.

8 – VERDADEIRO: a bebida ajuda a diminuir a produção do ácido lático, que é o responsável pela sensação de queimação e de dor nos músculos e articulações. Saiba mais aqui.

9 – VERDADEIRO: o suco de laranja exerce um fator de proteção às células hepáticas. A bebida, de acordo com uma pesquisa da Universidade Estadual de São Paulo, tem importante ação complementar aos medicamentos ingeridos por pacientes nessa condição. Saiba mais aqui.

10 – VERDADEIRO: por ser rica em Vitamina C e antioxidantes, a laranja aumenta os processos naturais de limpeza do fígado. Um copo é capaz de tornar mais eficiente a produção das enzimas hepáticas de desintoxicação que ajudam a eliminar as substâncias cancerígenas e outras toxinas. Saiba mais aqui.

Leia Mais
Laranja potencializa absorção de ferro no organismo