Pratica esporte? Suco de laranja pode ser ótimo aliado

O sedentarismo é um dos grandes males do século. A frase pode parecer alarmante, mas é a pura realidade. Com tantas articulações, músculos e fibras o nosso corpo foi projetado, realmente, para se movimentar. A prática esportiva é um grande sacrifício para algumas pessoas, seja por falta de hábito ou de gosto, mas sabia que o suco natural de laranja pode ser um delicioso aliado nessa empreitada?

Segundo pesquisas realizadas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP, campus de Araraquara), mulheres que ingeriram 500ml da bebida antes dos exercícios físicos tiveram um aumento de 18% no colesterol bom (HDL) e uma redução de 15% no colesterol ruim (LDL). Para os homens, os resultados foram praticamente os mesmos. O suco ainda ocasionou um aumento da energia e disposição dos participantes.

E os mesmos benefícios valem para o pós-treino, já que um estudo da Faculdade de Ciências Médicas da Unesp provou que a bebida é essencial para hidratar o corpo depois da prática esportiva, além de ser uma ótima repositora energética, que nos faz liberar um hormônio chamado “leptina”, responsável por avisar o cérebro de que o organismo está satisfeito.

E ainda tem mais: se você está começando a academia ou ainda sente dores com os movimentos que uma aula aeróbica podem dar, não se preocupe, é normal. O corpo realmente demora a se acostumar com novos estímulos. Mas, enquanto isso, uma forma de reduzir a fadiga muscular é ingerindo um copo de suco de laranja no pós-treino. Isso porque a bebida ajuda a diminuir a produção do ácido lático, que é o responsável pela sensação de queimação e de dor nos músculos e articulações.

Viu só, quanta coisa boa?! Agora é só se refrescar com um delicioso copo de suco, colocar uma roupa confortável e se mexer que o resultado é garantido!