Vitamina C reduz risco de derrames

A fruta símbolo da Vitamina C é a laranja, já que ela possui cerca de 40 mg do nutriente a cada 100 gramas. Isso significa que bastam duas frutas para atingirmos a quantidade diária necessária da substância em nosso corpo.

Além de aumentar a imunidade e de trazer diversos outros benefícios, uma pesquisa realizada pela Universidade de Cambridge e publicada no American Journal of Clinical Nutrition em 2008 apontou que o consumo adequado de vitamina C é capaz de reduzir em 42% os casos de acidente vascular cerebral (AVC), conhecido popularmente como derrame cerebral.

O estudo avaliou dados de mais de 20 mil pessoas do Reino Unido por 9,5 anos. Destes, 448 participantes tiveram AVC, principalmente aqueles com menores concentrações de vitamina C no sangue, independentemente da idade, hábitos de tabagismo, pressão arterial e níveis de colesterol.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o derrame cerebral atinge 15 milhões de pessoas por ano e é a terceira principal causa de morte natural no mundo. Dessas vítimas, cinco milhões morrem, e outras cinco milhões sofrem sequelas que as deixam deficientes.