Bolo de laranja no pote

Bolo de laranja e um verdadeiro clássico. E como somos fans de novidades, ensinamos abaixo uma deliciosa receita mais prática e para ser saboreada individualmente, naqueles momentos em que você está ocupado demais para sentar à mesa, fatiar um pedaço e ter medo de não derrubar migalhas.

A receita abaixo rende 12 potinhos e possui tempo estimado de preparo em uma hora e vinte minutos, mais duas horas de geladeira para ficar no ponto ideal para ser degustada! Esperamos que gostem!

Ingredientes

– 2 xícaras (chá) de açúcar
– 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
– 1 colher (sopa) de fermento em pó
– 3 ovos
– 1 e 1/2 xícara (chá) de leite
– 1 colher (chá) de essência de baunilha
– Margarina e farinha de trigo para untar e enfarinhar
– 1 caixa de bate-chantilly gelado (200g)
– Coco ralado queimado para decorar

Creme de laranja

– 2 latas de leite condensado
– 1/2 xícara (chá) de chocolate branco picado
– 3 colheres (sopa) de manteiga
– 1/2 xícara (chá) de suco de laranja
– 1 colher (sopa) de raspas de casca de laranja

Modo de preparo

Em uma tigela, misture o açúcar, a farinha e o fermento. No liquidificador, bata os ovos, o leite e a baunilha. Despeje na tigela e misture até homogeneizar. Transfira para uma fôrma de 22cm x 30cm untada e enfarinhada, e leve ao forno médio, preaquecido, por 35 minutos ou até dourar. Deixe esfriar, desenforme, esfarele o bolo e reserve.

Para o creme de laranja, leve ao fogo médio o leite condensado, o chocolate e a manteiga, mexendo até engrossar. Desligue, misture com o suco e as raspas de laranja. Deixe amornar. Bata o chantilly gelado na batedeira até formar picos firmes.

Para a montagem, divida o bolo e o creme de laranja em potinhos de acrílico pequenos e cubra com o chantilly. Decore com coco e leve à  geladeira por 2 horas antes de servir.