Sabia que o seu cão ou gato pode comer laranja?

Todo mundo, provavelmente, já passou por isso: você está sentado na mesa comendo algo e o seu cachorro ou gato ficam com aqueles olhos de pidões. Difícil resistir. Mas nem todos os alimentos e frutas podem ser dados a eles. A uva, por exemplo, é considerada tóxica para o organismo canino.

Mas e a laranja, será que pode ser oferecida ao seu pet? De acordo com a zootecnista e doutoranda em Nutrição Animal, com ênfase em Cães e Gatos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul  (UFRS), Geruza Silveira Machado, sim!

Isso porque a laranja, assim como outros cítricos, como a tangerina e a mexerica, são importantes fontes de Vitamina C e possuem efeito antioxidante. A ingestão delas ajuda a neutralizar os radicais livres. Por ser um agente redutor, a vitamina C facilita a absorção do ferro, que é essencial para homeostasia corporal e também ajuda a fortalecer o sistema imunológico porque aumenta a produção de glóbulos brancos, o que é interessante para prevenir doenças, inclusive em cães e gatos.

Agora, com o verão chegando, você não precisa mais se sentir culpado ao dar aquele gomo geladinho e saboroso de laranja ao seu animalzinho de estimação. Mas lembre-se que não se pode exagerar, afinal, essa não deve ser a principal fonte de alimentação dele, já que a ração é o alimento mais indicado. E se for colocar um pouquinho de suco na tigela dele, deve ser ser açúcar, sempre.