Dezembro Laranja conscientiza sobre o câncer de pele

Cor que remete ao sol e ao tom dos corpos bronzeados, laranja também é o símbolo da luta contra o câncer da pele. Com o slogan ‘Se exponha mas não se queime’, a campanha nacional de prevenção à doença é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e marca todo o mês de dezembro.

Essa enfermidade corresponde atualmente a 30% dos tumores malignos registrados no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer. Por isso, para preveni-lo, é essencial tomar algumas medidas:

  • Evitar o sol nos horários entre as 10 e 16 horas;
  • Evitar o sol em excesso;
  • Evitar câmaras de bronzeamento artificial;
  • Use protetor solar com Fator de Proteção Solar (FPS) no mínimo 15;
  • Reaplique o protetor a cada 2-3h – até mesmo aqueles que são “à prova d’água”
  • Aplique o protetor solar cerca de 30 minutos antes de se expor ao sol;
  • Além do protetor solar utilize bonés, chapéus, roupas compridas, óculos escuros e procure sempre lugares com sombra.

E lembre-se que a laranja, essa maravilhosa fruta que entregamos em sua casa todas as semanas, é um importante alimento para a beleza e hidratação da pele, além de fazer com que o efeito de bronzeamento natural se prolongue. Isso porque ela possui betacaroteno, um carotenoide que atua como refletor parcial dos raios UVA e UVB e é um excelente antioxidante, favorecendo o combate aos radicais livres e também à radiação solar.

Desta forma, a oxidação do betacaroteno promove um aspecto de bronzeado dourado e contribui para sua duração. Além da laranja, a cenoura, batata-doce, caqui, abóbora, mamão, manga, carambola, assim como o pêssego, a nectarina, chicória, agrião, couve, endívia, espinafre e bertalha também são importantes fontes de betacaroteno.

Já a Vitamina C, em abundância na laranja, juntamente com o licopeno (substância que dá a cor avermelhada à melancia e ao tomate) protegem contra a radiação e são antioxidantes também.