Maneiras interessantes e úteis de aproveitar a casca da laranja

Além de ser uma fruta saborosa, a laranja é muito procurada e indicada devido ao seu valor nutricional: é uma rica fonte de vitamina C, ácido fólico, vitamina B6 e fibra alimentar. Contém também uma quantidade significativa de minerais e ajuda a combater doenças como hipertensão arterial, endurecimento das artérias, prisão de ventre, doenças do coração e úlcera estomacal. Além disso, contém antioxidantes, que são eficazes na proteção do organismo de radicais livres nocivos.

Tradicionalmente, a fruta é consumida in natura ou por meio de sucos, geleias e doces. É muito comum que a casca da laranja seja descartada após o consumo, mas existe uma série de maneiras criativas de reaproveitar as cascas que são ricas em óleo essencial e ácido cítrico. Seja na alimentação, limpeza ou decoração da casa, a casca de laranja pode ser muito bem reaproveitada, confira:

1. Lustrar Móveis

O lado branco da casca pode ser usado para polir e lustrar móveis de madeira maciça.

2. Esponja

Cascas de laranja podem virar uma esponja natural. Funciona tão bem como uma esponja comum e ainda deixa que cheiro agradável e levemente cítrico. Nesse caso, a casca não deve estar seca.

3. Limpador Multiuso

Misture em um recipiente, algumas cascas de laranja com uma quantidade de vinagre branco suficiente para cobri-las. Deixe a mistura descansar na geladeira por quatro semanas e agite-a pelo menos duas vezes por semana. Transfira o conteúdo para um frasco de spray e use para limpar superfícies, pisos e janelas.

4. Azeite saboroso

Casca de laranja batidas com 1 xícara (chá) de azeite produzirão um tempero cheiroso e saboroso. Bata os ingredientes no processador, reserve a mistura por uma hora e coe.

5. Repelir insetos

As formigas, moscas e mosquitos não gostam de uma substância encontrada em laranjas e outras frutas cítricas: o limoneno. Para evitar os insetos pode-se colocar um pouco de casca de laranja em áreas onde as pragas são mais comuns, como por exemplo, no jardim.

6. Acender a churrasqueira

Substitua o tradicional jornal utilizado no acendimento da churrasqueira por cascas de laranja secas. Os óleos presentes nas cascas contém uma substância inflamável que fará com que o acendimento seja rápido.

7. Cheiro Agradável

Para deixar sua casa cheirosa, seque as cascas de laranja, triture-as em um processador de alimentos, e coloque-as em saquinhos, espalhando-os pela casa, gavetas e armários. As cascas de laranja também evitarão a formação de mofo.

8. Eliminar o chulé

Estes mesmos saquinhos preparados com a casca da laranja podem ser colocados dentro de seus calçados que estão com cheiro desagradável. A casca irá naturalmente absorver os odores.

9. Micro-ondas limpo

Aqueça no micro-ondas por cinco minutos, na potência alta, a casca de quatro laranjas numa tigela com água. O vapor da água e o ácido cítrico fazem com que a sujeira seca se solte e sejam dissolvidas, facilitando a limpeza do forno.

10. Esponja para o corpo

Basta envolver algumas cascas de laranja em uma gaze e utilizar como uma esponja para o corpo durante o banho. A casca é naturalmente firme e tem o poder de iluminar até mesmo o tom de sua pele.

11. Faça uma vela

Aqui está um projeto de artesanato diversão para as férias: fazer uma vela de casca de laranja! Tudo que você precisa é de uma laranja, um pouco de óleo de cozinha e uma faca afiada. Aprenda como fazer:


12. Vidro limpinho e brilhante

Para recuperar o brilho dos objetos de vidro mergulhe-os por cinco minutos em um local com água quente e algumas casca de laranja. Após o processo, lave as peças normalmente. O ácido cítrico deixará as peças brilhando!

13. Manter os cães longe dos vasos

Se você quer proteger suas plantas do “ataque” de seu cachorro o ideal é colocar algumas cascas de laranja no vaso. O odor cítrico da casca da laranja ajudará a manter os cães longe das plantas. As cascas devem ser trocadas quando ficarem secas.

14. Açúcar mascavo soltinho

Colocar um pedaço de casca de laranja na embalagem do açúcar mascavo vai evitar que ele fique empedrado. A casca deve ser substituída uma vez por mês.

15. Cascas de laranja cristalizadas

Cascas de laranja cristalizadas funcionam muito bem para enfeitar doces e guloseimas. Confira a receita:

Ingredientes:

-2 dúzias e 1/2 de cascas sem a película branca;
-3 xícaras chá de açúcar;
-1 xícara e 1/2 de chá de água.

Modo de preparo:

Colocar a água e o açúcar até ferver uma calda grossa em ponto de fio, sem mexer;
Colocar as cascas e ir mexendo;
Depois que espumar e a calda estiver grossa de novo tirar do fogo, jogar as cascas sobre um mármore frio e ficar mexendo com a espátula até cristalizar;
Deixar de um dia para o outro até ficar durinha.