Precisa de vitaminas do Complexo B? Na laranja tem!

Nós, humanos, necessitamos de uma série de vitaminas para nos mantermos saudáveis e livres de doenças. Os alimentos, essencialmente as frutas, verduras e legumes, tem um papel fundamental nessa busca diária por nutrientes. O que poucos sabem, porém, é a função de cada uma delas, de que modo auxiliam na qualidade de vida de todos nós. Já falamos aqui da importância da Vitamina A, que tem na laranja uma de suas principais fontes.

Vamos, agora, mostrar como as vitaminas do Complexo-B fazem com que o nosso corpo funcione como uma máquina bem lubrificada, convertendo os alimentos em combustível, o que nos permite ficar energizados durante todo o dia. E o melhor de tudo: todas as vitaminas que citaremos a seguir estão contidas na laranja!

A Tiamina, por exemplo, conhecida como Vitamina B-1, ajuda o corpo a produzir novas células saudáveis. Ela é, muitas vezes, chamada de vitamina anti-stress pela sua capacidade de proteger o sistema imunológico.

Já a piridoxina (Vitamina B-6), tem a função de regular os níveis do aminoácido homocisteína (associado com a doença cardíaca). Ela é, também, fundamental nos padrões do humor e do sono, pois ajuda o corpo a produzir serotonina, melatonina e norepinefrina. Alguns estudos sugerem, ainda, que a vitamina B6 pode reduzir a inflamação em pessoas com doenças como artrite reumatoide.

A Vitamina B9 (Ácido fólico – veja mais aqui), por sua vez, é uma das ferramentas que o nosso cérebro utiliza para afastar a depressão e evitar a perda de memória. Também é especialmente importante para as mulheres que estão grávidas (como já mencionamos em outro post), uma vez que ela suporta o crescimento do bebê e previne defeitos neurológicos de nascimento.

Como você pode ver, a laranja é uma importante fonte de todos esses benefícios citados acima! Então, aproveite que você recebe as melhores em sua casa, saboreie e ingira saúde!