Bacalhau com molho de laranja

Sexta-feira Santa é um feriado em que voltamos nossos olhares ao céu e agradecemos pela saúde, pela harmonia e paz em que vivemos. O dia é marcado por renovação, pela ressurreição de Jesus. Nessa data, como todos sabem, os cristãos não comem carne vermelha e o que tradicionalmente entra no lugar é o delicioso bacalhau. Independente de sua religião, trata-se de uma ocasião especial para saborear esse delicioso prato. Como não poderia deixar de ser, resolvemos ensinar uma receita incrível que leva como molho a nossa tão querida laranja. Esperamos que todos apreciem e possam saborear maravilhosos ovos de chocolate como sobremesa!

Ingredientes

– 1 kg de postas de bacalhau já dessalgadas
– 2 xícaras (chá) de azeite
– 2 colheres (sopa) de orégano
– 2 colheres (chá) de pimenta dedo de moça sem sementes e picada
– 2 folhas de louro
– 300 gramas de mini cebolas
– 2 xícaras e meia de suco de laranja natural
– 1 colher (sopa) de manteiga
– 1/2 xícara de vinho branco seco
– 2 cenouras cozidas picadas em cubos
– 2 xícaras de aipo em cubo e cozido
– 2 xícaras de alho poro em rodelas e cozido
– 4 xícaras de batatas em cubos cozidos

Modo de preparo

Em uma assadeira, coloque as postas de bacalhau e regue com uma xícara e meia de azeite e junte ao orégano, a pimenta dedo moça, a mini cebola, o alho e o louro.

Leve para assar em forno, com temperatura de 180º por 1 hora até dourar.

Em uma panela, ferva em fogo baixo o suco de laranja com a manteiga e o vinho branco seco até que se reduza pela metade. Reserve salteie os legumes já cozidos no restante do azeite e sirva o bacalhau montando as postas com os legumes, regado com a redução de suco de laranja. Enfeite com raminhos de orégano fresco, rodelas de laranja e pimenta de dedo de moça. Sirva e aprecie com a sua família!