Cálcio e fósforo? Na laranja tem!

Você sabia que além da Vitamina C e outras do Complexo B, a laranja também possui cálcio, fósforo e potássio, minerais fundamentais à saúde humana? O fósforo, juntamente com o cálcio, propicia a rigidez aos ossos e dentes que necessitamos para nos mantermos em pé e mastigar de forma adequada.

Além disso, o fósforo é um componente essencial do ATP (trifosfato de adenosina) e do CP (fosfato de creatina), que fornecem energia ao trabalho biológico. O mineral também se une aos lipídios para formar fosfolipídios, elementos essenciais das membranas celulares.

O fósforo está também envolvido na eliminação dos produtos ácidos finais, provenientes do metabolismo energético; nos rins, os íons de hidrogênio são segregados com auxílio do fósforo, auxiliando, assim, o fundamental controle do pH. Esse importante nutriente também é visto no metabolismo energético de proteínas, lipídios e carboidratos, assim como no controle das funções nervosas e musculares.

Principais problemas de saúde e doenças causadas pela falta de Fósforo no organismo:

– Dor nos ossos;

– Ocorrência de Pseudofraturas;

– Resistência à insulina;

– Debilidade muscular;

– Falta de apetite;

– Taquicardia (aumento da frequência cardíaca);

– Perda de memória;

– Miopatias

Se algum desses sintomas te acometer, pode estar faltando laranja na sua dieta! Mas é importante lembrar que nada, absolutamente nada, substitui a consulta e tratamento que um médico pode te oferecer.