Laranja é alimento perfeito para corredores

Não importa se você é um atleta de elite ou um corredor amador. O corpo precisa de alguns nutrientes essenciais para ter um bom desempenho, na corrida ou em qualquer outro esporte. E não dá para você tirar o seu melhor com uma dieta qualquer. A laranja, por exemplo, é um deles, por ser carregada de Vitamina C, um poderoso antioxidante que pode ajudar a aliviar os músculos doloridos e combater os danos dos radicais livres que o corpo experimenta após o exercício aeróbio extenuante. A fruta é, ainda, uma aliada do emagrecimento.

Além disso, sabia que a fruta possui potássio, um mineral importantíssimo para a saúde muscular? Ou seja, se você vai à academia todos os dias e não obtém resultados, pode ser por falta de ingerir essa substância que, como todos sabem, também é encontrada na banana.

O potássio garante que a contração e o relaxamento dos músculos sejam feitos da forma mais completa e correta, o que evita dores e, sobretudo, câimbras. A nível hormonal, ele também colabora, também, para o ganho de massa e mantém a níveis baixos o cortisol, prejudicial a quem busca um corpo mais atlético.

A laranja também pode ser uma ótima aliada no combate a um mal que pode atingir a todos, esportistas ou não. Segundo pesquisas realizadas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP, campus de Araraquara), mulheres que ingeriram 500ml de suco de laranja antes dos exercícios físicos tiveram um aumento de 18% no colesterol bom (HDL) e uma redução de 15% no colesterol ruim (LDL). Para os homens, os resultados foram praticamente os mesmos. A bebida ainda ocasionou um aumento da energia e disposição dos participantes.

E os mesmos benefícios valem para o pós-treino, já que um estudo da Faculdade de Ciências Médicas da Unesp provou que o suco da laranja é essencial para hidratar o corpo depois da prática esportiva, além de ser um ótimo repositor energético, que nos faz liberar um hormônio chamado “leptina”, responsável por avisar o cérebro de que o organismo está satisfeito.