Frutas ajudam a combater impotência sexual

Cientistas das universidades de East Anglia, no Reino Unido, e Harvard, nos Estados Unidos, analisaram os hábitos de 25 096 homens e a incidência de impotência sexual durante dez anos. Ao cruzar os dados, concluíram: os fãs de frutas eram 14% menos propensos a terem dificuldade de ereção em comparação com aqueles que torciam o nariz para esses alimentos.

Para afastar o fantasma, as variedades abastecidas de três tipos de flavonoides (antocianinas, flavononas e flavonas) se mostraram as melhores opções — entre elas estão as berries, como morango, mirtilo e framboesa, além de maçã, pera e o grupo das cítricas, a exemplo da laranja e da acerola.

“Os flavonoides parecem relaxar os vasos sanguíneos. E isso é importante para a ereção”, explica Eduardo Bertero, chefe do Departamento de Andrologia da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). No trabalho, o efeito pró-ereção foi identificado entre os homens com menos de 70 anos.

O médico da SBU lembra que outros hábitos saudáveis, como se exercitar, maneirar nas gorduras e parar de fumar, ajudam a prevenir a disfunção erétil. É que esses comportamentos também beneficiam a circulação. Assim, a passagem do sangue é facilitada — fator crucial para o pênis ficar ereto.

Fonte: Saúde