Laranja, a fruta que traz benefícios para sua saúde

Consumir laranja – fruta cítrica – logo quando está fresca é a melhor forma de aproveitar todos os nutrientes e vitaminas que ela oferece. Além disso, ela pode ser usada em diversos sucos, saladas, doces, geleias e receitas. No entanto, existem outros inúmeros benefícios dessa fruta para a sua saúde. Então, veja:

Para o coração

As laranjas contêm folatos e antioxidantes que são conhecidos por reduzir o colesterol e prevenir doenças cardíacas e derrames. Produção de Apo B é significativamente reduzida no corpo, devido ao consumo da laranja. A apo B é conhecida por desempenhar um papel vital na produção de colesterol LDL. Além disso, a laranja contém limonina, que limita o desenvolvimento de Apo B. A laranja contém um outro composto conhecido como pectina, capaz de absorver todas as gorduras que contêm níveis elevados de colesterol. É, também, uma fonte de potássio.

Prevenção do câncer

O câncer pode ser restringido pela ingestão de laranjas, pois essa fruta contém D-limoneno, conhecida por reduzir o metabolismo das células cancerígenas no corpo, além de serem auxiliares do limoneno em estimular o sistema de desintoxicação. Numerosos tipos de câncer, como o pulmão, de boca, de mama, do cólon, de estômago, de esôfago e da pele pode ser evitados pelo consumo de laranjas.

Aumenta a imunidade

A laranja é uma das principais fontes de vitamina C, um anti-oxidante natural, que protege contra danos causadas por radicais livres e auxilia na reconstrução de colágeno na pele. Os flavonoides, como hesperetina, naringina e naringenina estão presentes na laranja. Eles são conhecidos por aumentar a imunidade e ainda tem propriedades anti-inflamatórias. A Laranja é rica em Vitaminas do Complexo-B como tiamina, piridoxina e folatos, conhecida por aliviar o estresse, ansiedade e depressão. A queima de gorduras é acionada por esses nutrientes, reparadores de danos ao DNA.

Melhora a digestão

As laranjas são ricas em fibras que ajudam no adequado movimento intestinal. Elas, juntamente com a vitamina C, ajudam na produção e liberação de sucos digestivos, que também aliviam a azia e o inchaço causados pela ingestão de alimentos em demasia de quantidade e gordura.

Para a pele

A laranja é conhecida por ter propriedades adstringentes e tonificantes. Os antioxidantes e a Vitamina C faz com que essa fruta seja muito benéfica para a saúde da pele, pois evitam o surgimento desse tipo de câncer, além de prevenir rugas, manchas e outros sinais de envelhecimento precoce.

Outros benefícios

– As laranjas são ricas em Vitamina A e beta-caroteno, que ajudam na proteção dos olhos. Xeroftalmia (secagem da córnea) pode ser prevenida.

– A casca da laranja é conhecida por ser uma forma natural e saudável de limpar e polir os dentes.

– A laranja podem ser consumidas durante a gripe, a tosse e frio. Elas contêm Vitamina C que proporciona um efeito calmante em tais condições. Bronquite, asma e outras problemas virais podem ser evitados através da sua ingestão.

– A casca da laranja contém uma enorme quantidade de cálcio, que pode ser consumido para obter ossos mais fortes e restringir doenças, como a osteoporose.

– A laranja e a sua casca podem ser consumidas para evitar o mau hálito. Seu aroma doce e cítrico fornecem uma sensação de frescura na boca.