Para o inverno, a laranja é essencial

Com a chegada do inverno essa semana, a procura por laranjas nos supermercados continua em alta. Embora a fruta seja bastante refrescante para os dias de calor, ela é uma das principais fontes de vitamina C, o que ajuda a fortalecer o sistema imunológico para a estação mais fria do ano.

A vitamina C é um antioxidante que defende contra danos causados as células pelos radicais livres, o consumo dela reduz o risco de alguns tipos de câncer e, também, doenças cardíacas. Para adultos saudáveis, a recomendação dessa vitamina é de 90 mg ao dia para homens, e 75 mg para mulheres. Uma laranja possui em média 70 mg desse nutriente, chegando a quase preencher a dose diária necessária.

A casca da laranja possui propriedades que fazem bem à saúde, utilizar ela na forma de chá pode melhorar o colesterol sanguíneo e reduzir os sintomas de artrite. O bagaço pode e dever ser aproveitado também. Por não ser uma fruta muito calórica, com apenas 60 calorias por unidade, a laranja pode ser incluída em dietas de emagrecimento. Porém, por ser muito ácida, deve ser evitada por pessoas que sofrem de úlcera e gastrite.