A laranja colabora para termos ossos mais fortes

Para ter ossos fortes, é necessário consumir cálcio e, ao pensar nisso, a primeira associação que fazemos é não negligenciar o consumo de leite e seus derivados, certo? Esse alimento possui, realmente, grandes quantidades do mineral, mas é importante lembrar que ele não é bem absorvido ou utilizado pelo organismo. Sem contar no significativo crescimento de casos de alergia e/ou intolerância à lactose.

A boa notícia é que existem outras importantes alternativas fáceis de incorporá-lo em sua dieta diária. Um copo de suco de laranja feito na hora, por exemplo, oferece cerca de 72 mg de cálcio, além de vitamina C, que melhorará significativamente a quantidade absorvida.

Dentre os sais minerais, o cálcio é o de principal aproveitamento dentro do organismo e tem funções como atuar na formação estrutural dos ossos e dentes e no sistema circulatório, além de auxiliar na coagulação do sangue. Sua deficiência, no entanto, pode levar à dormência nos dedos das mãos e pés, cãibras musculares, convulsões, letargia, perda de apetite e ritmos cardíacos anormais.

É claro que o suco de laranja deve vir acompanhado de uma alimentação equilibrada e balanceada. Outras importantes fontes de cálcio são, por exemplo, as sementes de gergelim e de linhaça, as folhas verdes escuras, brócolis, espinafre, frutas secas e oleaginosas, assim como a quinoa e o próprio leite, que não deve ser abolido da dieta.