Laranja ajuda a combater o vício do cigarro

O cigarro é conhecido como o produto que mais originou pesquisas científicas no mundo. Esses estudos descobriram que ele possui mais de 4.700 substâncias nocivas ao corpo humano e que com o tempo e consumo regular, podem ser fatais.

Entre essas substâncias está a nicotina, que é a responsável pela dependência. A literatura médica traz registros de que enriquecer a dieta com frutas e vegetais ricos em Vitamina C, como a laranja, faz com que o metabolismo acelere e elimine-a mais rapidamente da corrente sanguínea.

Para se ter ideia, uma pesquisa realizada na Universidade de Buffalo, em Nova Iorque, entrevistou cerca de 1.000 fumantes com idade a partir de 25 anos em diversos estados do país, submetendo uma parte deles a um cardápio rico em frutas e vegetais e orientando que a outra parcela continuasse com seus hábitos alimentares costumeiros. Ao término do estudo, constatou-se que as pessoas do primeiro grupo ficaram três vezes mais propensos a largar o cigarro do que o restante.

Desta forma, a pesquisa também mostrou que os participantes que tinham uma dieta saudável fumavam com menos frequência. Mas qual a razão para isso? Simples: sentir-se satisfeito (porque os fumantes às vezes confundem fome com a vontade de fumar), reduz a dependência à nicotina. Frutas e vegetais fazem o cigarro ter um sabor forte e não tão prazeroso, ao contrário de outros alimentos, como o álcool, o café e a carne, que podem incitar a vontade do fumo.

No entanto, é preciso dizer que nada substitui um acompanhamento médico seguido de terapias para que o dependente seja capaz de largar o vício.