Laranja ajuda a prevenir perda de visão relacionada ao envelhecimento

Uma pesquisa realizada no Institute for Medical Research, na Austrália, ao analisar o efeito do consumo de laranjas, mostrou que a fruta pode auxiliar na prevenção da perda de visão diretamente ligada ao envelhecimento.

O estudo consistiu no acompanhamento de mais de 2.000 participantes com idade acima de 48 anos, durante 15 anos. Esses indivíduos foram reavaliados a cada cinco anos, os voluntários eram analisados para identificar se tinham sido afetados pela degeneração macular – visão turva – relacionada a idade. No Brasil, mais de dois milhões de casos são registrados por ano e no mundo, a doença afeta 196 milhões de pessoas.

Outras pesquisas já apontaram as consequências positivas para prevenir a degeneração macular com o consumo de alimentos que possuam substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes, assim como zeaxantina, luteína e as vitaminas A e C.

A degeneração trata-se de uma condição crônica que não tem cura, os pesquisadores centraram os esforços em estudos que colaboram na prevenção do desenvolvimento dela. Por isso, foi avaliado o potencial dos flavonóides, substância bioativa que protegem frutas e plantas da oxidação. A laranja, por exemplo, quando consumida regularmente – uma vez ao dia – apresenta mais de 60% menos chances de desenvolver a degeneração macular em razão da idade.