Pesquisa mostra que suco de laranja previne obesidade

O suco de laranja possui a mesma quantidade de calorias que um copo de chope ou de refrigerante, mas uma nova pesquisa mostra que ele pode prevenir a obesidade pois mexe com o intestino. Os componentes da laranja – vitamina C, flavanonas e carotenoides – fazem do suco um ótimo anti-inflamatório e ainda ajudam a microbiota intestinal, as bactérias boas que vivem no organismo.

Pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) realizaram dois estudos, em um deles 21 pessoas, entre homens e mulheres saudáveis, tomaram 500ml de suco de laranja processado e não fresco por dia, durante uma semana. No fim foram coletadas amostras de fezes desses indivíduos e descobriu-se que o suco aumenta essas bactérias do bem no intestino.

As bactérias benéficas para o organismo humano encontram-se reduzidas quando existe algum problema, como obesidade, diabetes e doenças inflamatórias intestinais.

Para comprovar a ação anti-inflamatória do suco, 12 pessoas ingeriram o suco integral industrializado e pasteurizado. Na primeira refeição do dia, em jejum, esses indivíduos tomaram um café da manhã reforçado com muita gordura e carboidratos para provocar uma inflamação leve nas células. Já, beber suco de laranja também nesse lanche faz reduzir a inflamação, devido aos componentes da fruta.