Benefícios da laranja na gravidez

A laranja é uma fruta rica em inúmeros nutrientes essenciais para a saúde, os quais podem ajudar a prevenir e tratar problemas em todas as fases da vida, especialmente durante a gestação, pois ela age como reguladora das funções do organismo e colabora na formação dos tecidos do bebê.

Entre os nutrientes presentes na fruta, o mais famoso é a vitamina C. No entanto, ela também contém cálcio, ferro, fósforo, potássio e vitamina A, que fortalecem as defesas o organismo contra infecções.

Confira abaixo por que é importante consumir laranja regularmente:

  • Hidrata a pele

A laranja ajuda a manter a pele hidratada e saudável, pois além de conter muita água, a fruta possui elementos capazes de reconstruir a pele e reparar os tecidos lesionados. Isso se deve à presença da vitamina C, que ajuda na formação do colágeno, dos ossos, dos dentes e de glóbulos vermelhos.

  • Auxilia no combate a diabete

Ela é uma grande aliada no combate à diabetes, graças às fibras presentes em sua polpa e no bagaço. Mas, cuidado pois o suco de laranja embora natural, ele é rico em açúcar e contribui para a rápida elevação da glicemia no sangue.

  • Regula o intestino

As fibras da polpa e do bagaço da fruta também funcionam como reguladores intestinais, se consumidas regularmente. O consumo de fibras é ainda mais necessário durante a gestação, período em que as constipações são mais comuns e elevam a chance de problemas como as hemorroidas.

  • Diminui o estresse

A laranja-lima reduz o estresse em 67% e ainda melhora o humor. Além disso, ela reduz a resposta à dor em 50%, graças ao ácido cítrico presente na fruta.

  • Reduz enjoos e azia

Comuns principalmente no primeiro trimestre da gestação, os enjoos e a azia podem ser amenizados com o consumo de frutas cítricas nos intervalos entre as principais refeições. A laranja também possui magnésio, que atua como analgésico para as dores de estômago.

  • Absorve melhor o ferro

Outro benefício da vitamina C, presente na laranja, é o aumento da absorção do ferro, nutriente essencial na produção de hemoglobina. Na gravidez, o ferro é usado pelo bebê em desenvolvimento e pela placenta, além de aumentar em 50% a produção de sangue.

  • Limpa o organismo

A fruta também é rica em antioxidantes, que limpam o organismo e previnem doenças vasculares, cardíacas, degenerativas e outros problemas que podem afetar tanto a gestante quanto o bebê em formação, já que possui propriedades desinfetantes e microbicidas.

Para aproveitar os benefícios da laranja é necessário consumi-la natural, para usufruir completamente das fibras da polpa e do bagaço e do baixo índice glicêmico da fruta. Caso contrário, ela pode elevar sua glicemia e causar uma indesejada diabetes gestacional, que atinge cerca de 4% das gestantes.