O consumo de laranja pode ajudar o sistema respiratório

O cigarro é um dos maiores males à saúde humana. Entre os diversos prejuízos ao corpo, está a perda da capacidade respiratória. É aquela famosa falta de fôlego que acompanha os fumantes ao praticar um exercício e mesmo subir uma escada ou ladeira, por menores que sejam. O consumo de laranja, no entanto, pode suavizar este grande incômodo, já a fruta melhora a tosse matutina e a tosse crônica em pacientes adultos.

Logicamente que nada substitui um tratamento médico a quem busca se livrar do vício. E, claro que problemas respiratórios estão longe de ser exclusividade dos fumantes. Mas o fato é que a fruta está repleta de vitamina C, que ajuda a prevenir o dano causado por radicais livres e, consequentemente, a inflamação pulmonar.

A laranja, assim como os pomelos, tangerinas, limões e limas são anti-inflamatórios naturais, o que ajuda a reduzir os inchaços dos tecidos pulmonares, como ocorre em pessoas que sofrem de asma.

Além disso, a vitamina C pode melhorar o órgão como um todo, já que reduz o risco de doenças pulmonares obstrutivas crônicas em fumantes, se eles consomem entre uma ou duas frutas ricas nessa substância por dia.