Pé de moleque com laranja

Um doce super tradicional da infância com um toque especial de laranja! Não poderia ser melhor! Prepare para as crianças nas férias que elas vão adorar! O tempo para fazer a receita é de, em média, 20 minutos + 20 minutos para que o doce esfrie. Depois, é só curtir a crocância com o perfume irresistível de uma das frutas mais amadas do Brasil!

Ingredientes

¼ de xícara (chá) de amendoim descascado torrado sem sal
¼ de xícara (chá) de castanha-de-caju torrada sem sal
raspas de ½ laranja-baía
1 xícara (chá) de açúcar
½ colher (sopa) de óleo para untar

Modo de preparo

1. Numa tigela, misture o amendoim, a castanha-de-caju e as raspas de laranja.

2. Com uma folha de papel-toalha, unte com o óleo cerca de 20 cm (de diâmetro) de uma superfície de mármore ou de inox bem limpa.

3. Numa panela média (ou frigideira grande), coloque o açúcar e leve ao fogo médio, até derreter completamente e formar um caramelo uniforme – para desfazer os cristais de açúcar e evitar que queime, mexa de vez em quando com uma espátula de silicone.

4. Assim que o caramelo se formar, retire a panela do fogo, misture o amendoim e as sementes e despeje na superfície untada. Caso a mistura endureça antes disso, volte a panela ao fogo apenas para amolecer e aí sim transfira.

5. Deixe esfriar (até endurecer) e retire com uma espátula. Quebre em pedaços com as mãos. Se quiser fazer uma farofa crocante (ou praliné) bata os pedaços no pilão.

6. Conserve em um pote com fechamento hermético. Sirva sozinho ou sobre pudins, tortas, sorvetes e frutas.