Acelga refogada com laranja e castanha-de-caju

Nesse calor, uma salada refrescante e leve é uma ótima pedida para qualquer refeição. A que trazemos a seguir é um ótimo exemplo disso e leva três ingredientes principais que harmonizam surpreendentemente bem. Bom, talvez sejamos suspeitos para falar, já que somos verdadeiramente apaixonados por laranja e, em nossa opinião, tudo combina com ela!

Ingredientes

½ maço de acelga

caldo de 1 laranja-baía

¼ de xícara (chá) de castanhas-de-caju

1 dente de alho

1 colher (chá) de amido de milho

1 colher (sopa) de azeite

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Faça o pré-preparo: separe as folhas do maço de acelga e lave sob água corrente; na tábua, empilhe uma folha sobre a outra e corte em quadrados de 3 cm; descasque e pique fino o alho; pique grosseiramente as castanhas-de-caju.
  2. Numa tigela pequena, misture bem o amido de milho no caldo de laranja, até dissolver.
  3. Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, acrescente o alho e mexa por apenas 1 minuto para perfumar. Junte a acelga fatiada, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e misture bem. Regue com a mistura do caldo de laranja e amido de milho, misture e deixe cozinhar por mais 5 minutos, mexendo de vez em quando, até a acelga murchar e o caldo engrossar.
  4. Desligue o fogo, misture a castanha-de-caju picada e sirva a seguir. Essa acelga é um ótimo acompanhamento para o salmão em crosta de ervas.