Oito tipos de laranjas e seus benefícios

O Brasil é o maior produtor mundial de laranja e, ao lado da banana, é uma das frutas mais consumidas pelos brasileiros. Aproximadamente 70% da produção no país é da laranja pera, que contém apenas 37 calorias em média e grande quantidade de vitamina C.

No geral, uma laranja apresenta em média 62 calorias, a maior parte vinda dos carboidratos, o que gera uma sensação de saciedade e, por isso, recomendada para quem está de dieta de emagrecimento. Em apenas uma laranja, é possível encontrar cerca de 150% da quantidade diária ideal de vitamina C, além disso, contém vitamina A, cobre, cálcio, potássio e vitaminas do complexo B.

Conheça abaixo oito tipos de laranjas e seus benefícios:

  • LARANJA PERA: Possui um sabor adocicado, aproximadamente 37 calorias em média, seu uso é indicado para sucos naturais e rica em vitamina C.
  • LARANJA BAHIA: Conhecida como laranja-de-umbigo no estado que leva seu nome, descascar essa laranja é mais fácil e não possui sementes. Geralmente é usada para saladas. Possui grande concentração de antioxidantes e outros nutrientes que dão a sensação de vigor. Também possui hesperidina, limoneno, narirutina e beta-criptoxantina.
  • LARANJA LIMA: Mais indicada para crianças e pessoas com problemas digestivos, tem a menor acidez e seu sabor é bastante adocicado. Auxilia na prevenção de várias doenças e possui grandes benefícios para o sistema corporal. A ingestão dessa fruta deve acontecer de forma balanceada.
  • LARANJA JAPONESA: Tem o tamanho reduzido, possui um sabor azedo e pode ser consumida com casca. Possui diversos benefícios, mas os principais são, melhora a saúde de nossa boca, diminui os riscos de pedras nos rins, ajuda em dietas de emagrecimento e ajuda no tratamento de gripes e infecções de garganta.
  • LARANJA VALÊNCIA: Tem formato oval, casca bem grossa e amarelada. Ótima para preparação de sucos, pois seu sabor é forte e adocicado.
  • LARANJA FOLHA MURCHA: Muito parecida com a Valência, mas seu tamanho é maior. Também tem a forma ovalada, casca grossa e seu suco é bem adocicado.
  • LARANJA CHARMUTE: Extremamente suculenta e ideal para ser consumida naturalmente. Produz grande quantidade de suco doce e contém baixa acidez.
  • LARANJA SANGUÍNEA: Este tipo de laranja possui um sabor adocicado e mais nutrientes que as laranjas convencionais. O seu consumo diário diminui o colesterol, além de eliminar as gorduras e controlar a diabetes. Também apresenta benefícios para função diurética, combate ao reumatismo e calmante.