Qual o papel dos antioxidantes e como a laranja pode te ajudar

A função dos antioxidantes é proteger as células sadias do organismo contra a ação oxidante dos radicais livres. Os radicais livres, por sua vez, são moléculas que, por não possuírem um número par de elétrons na última camada eletrônica, são altamente instáveis.

Eles estão sempre buscando atingir a estabilidade, travando reações químicas de transferência de elétrons (oxi-redução) com células vizinhas. Apesar de fundamentais para a saúde, quando em excesso, os radicais livres passam a oxidar células saudáveis, como proteínas, lipídios e DNA.

O ataque constante leva à peroxidação lipídica (destruição dos ácidos graxos poli insaturados que compõem as membranas celulares). A intensificação no processo de peroxidação lipídica, por sua vez, está associada ao desenvolvimento de doenças crônicas, como a aterosclerose, a obesidade, o diabetes, a hipertensão, e o desenvolvimento de doenças degenerativas, como o Alzheimer e o Parkison, e alguns tipos de câncer.

A importância dos antioxidantes está justamente no fato de que estes são capazes de regular a quantidade dos radicias livres no organismo! A laranja é um alimento rico em antioxidantes e seu consumo pode evitar todos esses males! Além disso, a fruta possui muitos outros benefícios, como já mostramos aqui no blog. Um exemplo disso pode ser visto aqui! Consuma saúde!