Vitamina da laranja beneficia gestantes

Poucos conhecem a fundo as vitaminas contidas nos alimentos. A laranja, por exemplo, é um símbolo da Vitamina C, mas além disso também é considerada uma importante fonte de Vitamina A! Essa substância contribui para a saúde da visão, protegendo a córnea, e também para a correta proliferação e diferenciação celular.

Além disso, ela é benéfica para o correto desenvolvimento do feto. Por essa razão, a laranja é especialmente indicada às gestantes. A Vitamina A ainda é importante para os processos de formação da pele. Alguns estudos indicam, inclusive, que ajuda a prevenir ou tratar o câncer de pele.

Essa vitamina também exerce importante papel no corpo humano ao evitar infecções, visto que as células da pele e das mucosas, que revestem as vias respiratórias do aparelho digestivo e do trato urinário atuam como uma barreira e são a primeira linha de defesa do corpo contra ameaças infecciosas.

Aliás, segundo um estudo realizado pela American Society for Microbiology, crianças em idade pré-escolares necessitam de vitamina A para aumentar a imunidade e terem o risco de morte por doenças como diarreia, malária e HIV reduzidos. Ou seja, dar suco de laranja aos pequenos é uma forma saborosa de protegê-las.

Por fim, é preciso destacar a ação antioxidante da Vitamina A. Ela evita a ação dos radicais livres que teriam efeito nocivo para as células e são tidos como causadores de arteriosclerose, catarata, tumores, doenças de pele, entre outros. É importante ressaltar, também, que além da laranja, a batata doce, cenoura, óleo de fígado de bacalhau, manga, abóbora, couve e outros alimentos também são excelentes fontes dessa vitamina.