Abril Laranja: campanha visa prevenção de maus-tratos contra animais

Ter um animal doméstico é uma das maiores alegrias da vida. Nada como chegar em casa e ver o seu cachorrinho fazendo a maior festa, ou encarar a cara de ‘poucos amigos’ do seu gato que, no fundo, você sabe que ele te ama tanto quanto você o ama. Porém, não é todo mundo que tem uma relação amigável com o pet e acaba abandonando o bichinho na rua. E, para prevenir que mais casos como esse ocorram está acontecendo o Abril Laranja.

Leia também: Iniciativa utiliza casca da laranja para desenvolver tecido ecológico

A campanha Abril Laranja tem a intenção de promover a conscientização acerca desses maus tratos sofridos por animais e prevenir que casos de abandono e mais extremos, como o da vira-lata Manchinha — envenenada e espancada até a morte pelo segurança de um supermercado em novembro de 2018 —  se repitam. O mês de prevenção foi criado pela Sociedade Americana Para a Prevenção da Crueldade Contra Animais (ASPCA, na sigla original em inglês).

Abril Laranja: denuncie casos de abandono e maus tratos


Mesmo que gatos, cachorros e passarinhos não consigam se falar ou ter raciocínios complexos igual as pessoas, esses bichinhos têm sentimentos e sentem tanta dor quanto a gente.

Leia também: Suco de laranja serve como energético natural

Por isso, caso você presencie maus-tratos a animais domésticos, domesticados, silvestres ou exóticos vá até a delegacia de polícia mais próxima e faça um Boletim de Ocorrência (BO), ou compareça à Promotoria de Justiça ao Meio Ambiente.

Lembrando que também é considerado maus-tratos casos em que o animal está submetido constantemente a correntes ou cordas muito curtas, a um espaço incompatível ao porte, ou sem iluminação e ventilação, manutenção em lugar anti-higiênico, mutilação, utilização em shows que causam lesão, pânico ou estresse, além da exposição a esforço excessivo, rinhas, etc. Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.


Leia Mais
Mini cheesecake de laranja e licor cointreau