Iniciativa utiliza casca da laranja para desenvolver tecido ecológico

Aqui no blog da Laranjas Online você já conferiu diversos benefícios dessa fruta tão deliciosa e rica de nutrientes. Com ela é possível se livrar da dor de cabeça, se prevenir de problemas de visão e ainda ter um cabelo mais sedoso. Contudo, além de fazer bem diretamente para nós, o fruto pode ser usado como matéria-prima para um tecido ecológico sabia? Pois é, um projeto italiano chamado Orange Fiber fabrica tecidos a partir da casca da laranja e outros resíduos da fruta.

Leia também: Saiba como usar a casca da laranja para se livrar da dor de cabeça

Em 2014, as amigas Enrica Arena e Adriana Santanocito tiveram o insight sustentável de produzir um novo tecido a partir da casca da laranja, e aproveitar o potencial italiano de produção da fruta e, consequentemente, gerador de muito resíduo orgânico como bagaços e sementes.

Leia também: Laranja pode prevenir problemas de visão

Como a casca da laranja vira tecido?


Essa pergunta pode parecer complexa, mas na verdade, ela é bem simples de ser respondida. O processo acontece da seguinte forma: primeiramente os resíduos coletados pelas sócias — em parceria com o Instituto Politécnico de Milão — recebem reagentes químicos que facilitam a extração da fibra da celulose que mais tarde são transformadas em fios de tecido.

A iniciativa também utilizou a nanotecnlogia para fixar nas peças microcápsulas com substâncias derivadas da laranja. A ideia contribui para a hidratação da pele e dura até 10 lavagens.   

LARANJAS ONLINE

A Laranjas Online cultiva a fruta há mais de 40 anos. É uma tradição que ultrapassa gerações e confere à fruta todo o carinho e atenção que se tem a um ente querido, a um tesouro de família cuja preciosidade independe de moeda. A produção sempre foi direcionada à indústria, mas encontrou uma forma de oferecer aos consumidores o sabor e a qualidade dos frutos frescos, aliada à comodidade de recebê-los em domicílio. Assim nasceu o Laranjas Online.

A Laranjas Online oferece a naturalidade da fruta, pura e simplesmente, com garantia de origem e certificado de qualidade. Adeptos do conceito Farm to Table (da fazendo à mesa), significa que a laranja, após colhida madura, demora no máximo três dias para ir da fazenda a sua casa. Isso as deixa com muito mais sabor, frescor e suculência, mantendo todas as suas propriedades. Conheça mais visitando nosso site e Facebook.