frutificação das laranjeiras

Veja quais fatores podem interferir na frutificação das laranjeiras

O processo de frutificação de uma árvore, como a laranjeira, é essencial para que os frutos sejam colhidos em bom estado e na época certa. Por conta disso, é preciso ficar atento aos cuidados necessários para garantir um bom cultivo.

Leia também: Pesquisadores da Unicamp transformam casca e bagaço da laranja em farinha citrus

Dentre os fatores está a temperatura que deve estar entre 13 ºC e 32 ºC, um clima que também deve ser acompanhado de um verão quente e longo. Nessas circunstâncias, as frutas serão mais doces, assim possuindo um sabor mais delicioso. Em casos de temperatura menor ou maior do que as citadas, é possível que haja uma paralisação no crescimento das frutas.

Quais outros fatores interferem na frutificação?

frutificação das laranjeiras

Além da temperatura, também é preciso ficar atento ao tipo de solo utilizado para a plantação. Para os cítricos, como é o caso da laranjeira, é ideal que o solo possua grande profundidade e boa drenagem. Uma outra dica valiosa é aplicar calcário no local, um tipo de ação que ajuda no aumento dos níveis de cálcio e magnésio, ambos nutrientes fundamentais para a laranjeira. 

O processo, chamado de calagem, também ajuda a diminuir a acidez do solo e reduz os efeitos tóxicos do alumínio e do manganês.

Leia também: Descubra alguns mitos e verdades sobre a laranja

Leia Mais
Bolo de laranja com cobertura de chocolate