tratos culturais

Conheça os tratos culturais aplicados na plantação de citros

Garantir o desenvolvimento adequado de plantas é uma tarefa árdua e depende de inúmeros cuidados. Dentre os fatores que devem ser observados para que a plantação ocorra da maneira correta estão os tratos culturais, uma série de processos que servem para assegurar um bom cultivo.

Leia também: Veja quais fatores podem interferir na frutificação das laranjeiras

Existem diversos tipos de tratos culturais, desde adubação, controle de pragas, irrigação, amontoa do solo e demais tratamentos. No caso da plantação de citros, os processos mais aplicados são a capina, a desbrota e a poda. O primeiro procedimento é realizado principalmente em plantas jovens, normalmente aplicado no coroamento da mesma. A capina é feita para evitar que plantas invasoras ocupem o espaço e roubem nutrientes e água.

A desbrota, por sua vez, é utilizada para eliminar os brotos que acabam surgindo abaixo dos ramos e pernadas da muda. Normalmente, o nascimento dos brotos ocorre nos dois primeiros anos e podem atingir até 15 cm de altura.

Tratos culturais: apesar de não ser obrigatória, poda ajuda no cultivo de laranjas

Apesar das plantas cítricas não necessitarem de poda para apresentarem bons resultados, o processo pode ajudar no cultivo das frutas. Em casos de ramos secos, doentes ou com crescimento vertical, o procedimento ajuda a eliminá-los e também evita o surgimento de parasitas.

Além disso, a poda faz com que haja aumento na luz interior da copa, melhorando a qualidade e o tamanho das frutas.

Leia também: Pesquisadores da Unicamp transformam casca e bagaço da laranja em farinha citrus

Leia Mais
Geleia de laranja com canela e gengibre